Carregando Idioma...

Ser melhor versus ser melhor que os outros

Ser melhor versus ser melhor que os outros

Texto enviado para assinantes da news letter do professor Caetano Mondadori no dia 24/04/2022

Hoje eu queria dividir um episódio que aconteceu recentemente.

Um aluna minha, durante uma correção individual de sua redação semanal, compartilhou comigo que se sentia sobrecarregada com todas as atividades de seu 3º ano de Ensino Médio. Quem nunca, não é mesmo?

Essa aluna é uma excelente estudante, sempre muito dedicada e faz meu curso desde seu 1º ano. Hoje, ela faz parte de um grupo seleto de estudantes que eu atendo individualmente e temos abertura para dividir questões pessoais, que não vou dividir aqui, obviamente.

No entanto, ela compartilhou comigo que nos últimos meses percebeu que a quantidade absurda de cobrança da sua escola e da sua família fez ela se perguntar o seguinte:

-Eu faço tudo isso para ser melhor ou para ser melhor que os outros?

Cara, essa pergunta ficou martelando na minha cabeça.

Primeiramente, percebo que essa é uma pergunta muito madura para alguém tão jovem.

Em segundo lugar, acredito que uma das questões mais importantes de nossa vida é a gente ter sérios questionamentos sobre a motivação com a qual fazemos algo.

Hoje, o ritmo do Ensino Médio brasileiro, principalmente em escolas particulares, beira o absurdo.

Em meio há tantos conteúdos, disciplinas, exercícios, listas, redações a fazer, trabalhos a entregar e simulados para vencer, o aluno pode, e deve, se perguntar:

-Por que eu faço tudo isso que faço?

Quando trabalhamos para ser melhor que os outros encontramos com a solidão
Quando trabalhamos para ser melhor que os outros encontramos com a solidão

Sim, é muito importante termos projetos em nossa vida e desenvolvermos disciplina para realizar esses projetos.

No entanto, qualquer projeto, em algum momento, vai esbarrar no nosso cansaço e na nossa frustração.

Para que esse projeto não seja abandonado ao primeiro sinal de exaustão, precisamos ter certeza de que estamos construindo esse planejamento em um alicerce sólido.

Mas o que significa ter um alicerce sólido para os nossos projetos?

Bem, minha experiência de vida me diz que quando começamos a fazer algo motivados apenas pela nossa vaidade, geralmente paramos diante da primeira dificuldade.

No caso da minha aluna, o questionamento dela é muito legítimo: eu estou estudando tanto para ser melhor como ser humano ou apenas quero adquirir esses conhecimentos para passar em um vestibular e me sentir melhor que os demais?

Se o alicerce do projeto for ser melhor que os outros, não tem como: no primeiro sinal de cansaço a gente quer desistir e a gente quer desistir porque a vaidade de ser melhor é um alicerce muito frágil para a gente usar como base dos nossos sonhos.

Em geral, a gente só consegue sustentar nossos projetos a longo prazo quando alicerçamos nossos sonhos em contribuir com os outros.

Pode parecer meio piegas, mas é um conselho de vida que fez muita diferença para mim: quando você estiver cansado de fazer mais uma redação, quando você se sentir perdido e com vontade de desistir, quando você não souber exatamente porque escolheu estudar tanto para passar nesse ou naquele curso, não pense em si mesmo, mas nos outros.

A sensação de vazio é resultado de uma vitória exclusivamente da vaidade
A sensação de vazio é resultado de uma vitória exclusivamente da vaidade

Ao longo dos anos, o que mais me ajudou a não desistir dos meus projetos pessoais ou profissionais, foi pensar nos demais e em como a realização dos meus projetos poderia ajudar aos que estão a minha volta. Pensar no benefício aos outros, faz a gente respirar fundo e continuar.

Justamente por ter passado por isso, pude dizer para minha aluna que não acredito que a gente estude para ser melhor ou para ser melhor que os outros.

Acredito, realmente acredito, que a gente faz tudo o que faz não para ser melhor que os outros, mas para SER MELHOR PARA OUTROS.

Você está estudando, se dedicando, fazendo mais e mais redações, não para passar no Enem, mas para adquirir conhecimentos e disciplinas que serão fundamentais para que lá na frente, você possa ser alguém que contribua com os demais.

O mundo já tem gente demais que luta para superar os outros, mas talvez o que a gente precise seja superar a nós mesmos uns com a ajuda dos outros.

Nesse contexto, a redação se torna não um fim em si mesmo, mas um instrumento. Você não estuda redação para ter uma boa nota em redação. A boa nota em redação é só um primeiro obstáculo que você vai ultrapassar quando aprender redação.

A gente estuda redação, na verdade, para poder usar esse conhecimento como instrumento para auxiliar os demais. No que eu puder ajudar você, estarei aqui.

Publicações Relacionadas

Estude redação com o professor Caetano Mondadori

Veja agora como funcionam nossos cursos presenciais em Goiânia e nossas mentorias individuais oferecidas para alunos de todo o país