Carregando Idioma...

O tema do Enem não importa

O tema do Enem não importa

Quem faz 3º ano ou cursinho, começa a ouvir o burburinho sobre o possível tema de redação do Enem logo no final do primeiro semestre.

Quando me perguntam na caixinha do instagram quais são minhas apostas, eu costumo ficar de mau humor. Afinal, aluno que faz esse tipo de pergunta geralmente não está estudando direito.

Se eu pego o celular para responder esse tipo de pergunta e respondo a questão com um stories, geralmente o aluno vai me achar grosso, mas estou tentando ajudar, juro que estou.

Certa vez, respondi um aluno com essa mesma curiosidade e disse o de sempre: o tema não importa quando você está estudando a estrutura do texto. Expliquei o que realmente importava e falei que alunos que estudam estrutura de redação não ficam com medo na hora de escrever sobre o tema, mesmo que eles nunca tenham ouvido falar sobre aquele debate.

Orgulhoso da minha paciência, publiquei o story. Minha equipe depois me mostrou o que o aluno respondeu. Ele disse:

-Nossa, que enrolação, era só ter dito que você não se garante e falar que não sabe o tema.

Mas o fato é que eu realmente não sei qual é o tema do Enem. Mas tem mais:

o professor que te diz que sabe o tema do Enem também não sabe.

A diferença entre eu e os "gurus" da redação que supostamente adivinham temas de provas de vestibular é que talvez me falte cara de pau e me sobre respeito pelos meus alunos.

A verdade é que o tema de redação realmente não importa quando você estudou a estrutura texto e treinou a escrita de diferentes temas.

Se você não sabe a estrutura básica do texto dissertativo e treinou pouco ou nada ao longo do ano, não adianta se iludir.

É muita ingenuidade achar que o que vai ajudar você em redação é ter lido uma matéria sobre o tema que vai cair na redação na semana anterior ou até mesmo na noite anterior, no caso de alguns alunos.

Se você acredita que é um dado estatístico lido alguns dias antes da prova que vai salvar seu texto ou sua nota, eu preciso ser sincero com você: você sabe menos sobre redação do que acha que sabe.

O problema maior da gente não saber que não sabe é que a gente fica muito vulnerável aos gurus do momento e acaba acreditando que alguém sabe qual o tema do Enem ou, pior que isso, a gente acaba acreditando que saber o tema antes da redação é o mesmo que saber fazer a redação.

Nada mais equivocado, não é mesmo?

Publicações Relacionadas

Estude redação com o professor Caetano Mondadori

Veja agora como funcionam nossos cursos presenciais em Goiânia e nossas mentorias individuais oferecidas para alunos de todo o país