Carregando Idioma...

Pra quem sabe nada sobre nenhum tema

Pra quem sabe nada sobre
nenhum tema

Sempre aparece alguma aluno dizendo que não sabe nada sobre nenhum tema. Esse aluno já decidiu que não importa qual seja o tema que apareça na hora do vestibular, pois ele simplesmente sabe que não vai saber nenhuma informação a respeito daquele assunto e vai travar.

O engraçado nesse tipo de relato é que esses alunos já apresentam toda a sua história contada dentro da sua cabeça. Não tem muito que a gente possa fazer, pois eles se convenceram de que não importa qual seja o tema, eles simplesmente não vão saber nada sobre ele.

Bem, se você é um desses alunos, esse artigo é pra você.

A primeira coisa que eu preciso te lembrar é que você tem toda essa ansiedade, porque somou experiências negativas na hora de escrever.

Na escola, ensinaram você que escrever redação é falar sobre o tema e, por isso, você acredita que precisa saber um monte de informações sobre um determinado tema para conseguir escrever.

Você acredita nisso porque para fazer redação na escola, por exemplo, você vai até o google e pesquisa um monte de dados.

A sua redação é um monte de frases encadeadas sobre aquele tema. O problema de quem pesquisa dados para escrever é que a pessoas está escondendo o sol com a peneira.

Um aluno que escreve bem, pode passar o ensino médio inteiro fazendo redações a partir de pesquisas e chegar no Enem e não saber o que escrever simplesmente porque não sabe o que dizer quando não tem um computador para pesquisar.

Por isso, por mais que seja doloroso, a gente precisa começar a aceitar que o melhor caminho para treinar redação é a gente não fazer pesquisa sobre o tema, mesmo que no início isso signifique a gente tirar uma ou outra nota baixa na redação da escola.

Eu digo isso para alguns alunos dizem:

- Caetano, mas se eu não pesquisar sobre o tema simplesmente não sei o que dizer em uma redação.

É nesse momento das minhas aulas que eu falo que o primeiro trabalho que temos a fazer para aprendermos redação é relacionar o tema proposto com aquilo que já sabemos.

Obviamente, quando digo isso, o aluno vai falar:

-Mas esse é o problema, eu não sei nada e, por isso, não sei como relacionar algo com o tema.

Mas isso não é verdade. Você sabe, sim, muita coisa.

O problema é que, geralmente, a gente não foi ensinado a relacionar os nossos conhecimentos gerais com a redação.

E redação não é sobre saber algo sobre um tema, mas sobre relacionar o tema com nossos conhecimentos e fazer explicações.

Por isso, se você não sabe nada, responda essas minhas perguntas:

-Você já ouviu falar sobre capitalismo?

-Você já ouviu falar sobre família?

-Você já ouviu falar sobre governo?

-Você já ouviu falar sobre escola?

-Você já ouviu falar sobre mídia?

Claro que já. Todos esses conceitos são coisas que você conhece e que você já entende. O seu desafio não é pesquisar coisas sobre um tema que você não conhece indo até o google, mas olhar esse tema e tentar relacionar com esses conceitos.

Diante de um tema como a AUSÊNCIA DE INCENTIVO AO REGISTRO CIVIL a gente pode se perguntar, qual a relação disso com o Governo? Qual a relação disso com o sistema econômico? Qual a relação disso com uma mídia que não estimula a cidadania?

Não estou dizendo que será fácil e que na primeira redação você vai fazer algo maravilhoso. Mas a verdade é que hoje você gasta muito tempo tentando se convencer que não sabe nada, quando talvez você pudesse gastar seu tempo tentando melhorar o uso daquilo que você já sabe.

Você pode até não saber usar aquilo que sabe em uma redação, mas esse papo de que não sabe nada, não cola mais.

Publicações Relacionadas

Receba artigos do professor Caetano Mondadori
na sua caixa de e-mail