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como fazer uma redação sobre Educação?

Escrever uma redação sobre educação pode ser mais fácil do que parece.

como fazer uma redação sobre Educação?

Se você entrou nesse texto porque está buscando conhecimento para fazer uma redação sobre educação, já preciso, antes de tudo, dar um aviso. Provavelmente não te pediram para fazer uma redação sobre educação. Até porque o tema educação é muito amplo. E se algum professor pedisse para que você escrevesse uma redação sobre isso, ele teria que aceitar muitas possibilidades diferentes nos textos de seus alunos.

Bem, todas as vezes que um aluno começa a pesquisar sobre redação, ele precisa se deparar com o conhecimento a respeito da diferença entre o tema e o recorte. O tema é aquilo sobre o que a gente precisa falar. Sim, pediram pra que você fez uma redação sobre educação. Mas é necessário que você perceba o recorte do tema que o seu professor pediu. O recorte é o limite sobre o qual eu tenho que falar a respeito de um determinado tema.

Então, talvez o seu professor tenha pedido uma redação sobre

a importância da tecnologia na educação

ou

a importância da valorização da educação frente ao avanço da tecnologia,

ou sobre

a importância da educação para o incentivo à leitura

ou ainda

a importância da educação para o incentivo à cidadania

Cada um desses temas fala sobre educação, mas todos eles têm um recorte específico. Veja a proposta de redação da sua escola e observe qual é o recorte dele sobre o tema educação.

A partir da compreensão do recorte, podemos falar sobre várias questões a respeito da educação. Mas quando começamos qualquer tipo de produção de texto, precisamos entender que para produzir a argumentação, precisaremos criar um problema.

Tendo isso em mente, podemos começar nossa redação apresentando a situação que nos foi proposta como um problema. Assim, você pode começar seu texto dizendo, por exemplo, que há uma desvalorização contínua da educação e que a educação não é incentivada no Brasil. Você pode dizer que os profissionais da área educacional hoje não são valorizados e que todos esses fatores são importantes para a compreensão dos problemas nacionais.

Dizer que a ausência de investimento e respeito à educação é um dos maiores problemas brasileiros é uma excelente forma de começar esse texto. Depois que nós apresentamos um problema, a gente pode, com toda certeza, apresentar algum tipo de ponto de vista sobre esse problema. Afinal, por que que não se investe em educação? Por que que no Brasil a educação não é valorizada?

Quando nós apresentamos esse tipo de ponto de vista, abrimos o espaço para o nosso processo argumentativo. Em geral, uma boa redação apresenta quatro parágrafos, isso quando estamos fazendo um texto que tem 30 linhas, que é a quantidade de espaço que o ENEM nos oferece e também a maioria dos vestibulares.

Sendo assim, nós apresentamos o nosso projeto de texto no nosso parágrafo de introdução. Esse projeto precisa apresentar o tema como um problema, mas isso você já aprendeu.  Você vai dizer que o tema de falta de investimento em educação é um dos maiores problemas brasileiros.

Depois você vai mostrar o seu ponto de vista. Por que esse problema ocorre? Afinal de contas, por que o Brasil não investe em educação? E agora você precisa, a partir desse ponto de vista, argumentar a respeito disso.

Como nós vamos provar que a educação no Brasil não é fruto de investimento e não é alvo da atenção desses investimentos públicos? Nesse ponto a gente pode trabalhar inúmeros argumentos. É natural que os alunos pensem que os argumentos dos parágrafos 2 e 3 sejam, na verdade,  uma compilação dos fatos ou dados estatísticos. Por isso, muitas vezes, quando o aluno escreve a redação do ENEM, ele se baseia apenas nos dados da coletânea para fazer suas comparações. Não há nada de errado em você usar os dados da coletânea para criar seus argumentos. Mas a compilação de informações no seu texto não é um processo argumentativo de fato.

Você precisa criar um processo de justificativa das suas ideias. Por isso, para nós comprovarmos que a educação não recebe os investimentos adequados, o ideal seria você fazer, por exemplo, um parágrafo de desenvolvimento falando sobre o Estado.

Assim, a intenção deste parágrafo de desenvolvimento seria tentar demonstrar a relação entre o Estado e a ausência de investimento em educação. Quando você estabelecer essa relação e explicar essa relação, você começará um processo argumentativo.

Do mesmo modo, você poderia fazer um outro parágrafo falando a respeito de como a estrutura midiática não valoriza a educação. Caso nós olhemos a estrutura social brasileira, perceberemos que a mídia não associa a educação à construção de sucesso do indivíduo.

Os ícones sociais brasileiros, tais como jogadores de futebol ou apresentadores de televisão não são pessoas que conquistaram o sucesso a partir do estudo. Há uma desvalorização do estudo enquanto uma ferramenta usada para o sucesso e isso, comprovadamente, cria uma desvalorização social do processo educativo.

Se nós não temos um processo midiático, cultural, que incentiva as pessoas a associarem a educação ao sucesso é natural que a cultura do país não valorize a educação e não cobre essa valorização também do estado. Assim, a imagem coletiva construída pela mídia influencia uma visão negativa da sociedade em relação ao poder da educação em sua capacidade transformadora.

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