Carregando Idioma...

Como fazer uma redação sobre racismo

Nem sempre é fácil escrever sobre um tema que conhecemos.

Como fazer uma redação sobre racismo

É muito difícil que alguém viva no Brasil e não saiba que existe racismo. Esse é um tema que todos nós estudamos e sabemos que existe. No entanto, há uma diferença muito grande entre saber que um tema existe, reconhecer sua importância e fazer uma redação sobre aquele assunto.

Afinal, alguns temas são tão óbvios no nosso cotidiano que quando vamos sentar para escrever, a quantidade de informações e exemplos que temos a respeito, simplesmente faz com que não consigamos escrever uma redação.

Se você clicou nessa página e entrou nesse artigo, provavelmente você está querendo saber como fazer uma redação sobre racismo. Mas mais importante que saber isso, é entender como organizar qualquer tipo de redação. Primeiramente, quando vamos escrever qualquer redação, é interessante. adquirir uma definição daquele conceito central.

Se você precisa fazer uma redação sobre racismo é muito interessante que você procure a definição do dicionário a respeito desse termo. Se a gente olhar o dicionário de língua portuguesa, vamos ver que racismo é:

[1] preconceito, discriminação ou antagonismo por parte de um indivíduo, comunidade ou instituição contra uma pessoa ou pessoas pelo fato de pertencer a um determinado grupo racial ou étnico, tipicamente marginalizado ou uma minoria.

[2] atitude de hostilidade em relação a determinada categoria de pessoas.

Tendo essa definição em mente, podemos compreender o racismo como um fenômeno social. Uma prática hostil e odiosa que não deveria existir e que provavelmente já deveria ter sido superada. Afinal, a gente espera que com o tempo o ser humano evolua, mas a prática do racismo prova que nem sempre isso é verdade.

Assim, ao olharmos esse fenômeno, independentemente de ele ser certo ou errado, a gente precisa compreender quais são as origens históricas desse tipo de atitude. Por isso, quando pensarmos em um tema de redação, podemos inicialmente reconhecer se há alguma explicação histórica para aquela situação ocorra.

No caso do racismo brasileiro é muito importante a gente reconhecer que ainda que o preconceito racial possa acontecer em relação a qualquer grupo contra outro, no nosso país ele ocorre frequentemente em relação a pessoas majoritariamente pretas e isso acontece principalmente porque o nosso país tem formação colonial e foi durante muitos séculos um centro de comercialização de pessoas escravizadas.

Para o Brasil vieram milhões de seres humanos africanos que foram roubados de seus países, arrancados de suas famílias e tiveram sua dignidade desprezada, sendo transformados em produtos de venda.

Essa situação de indignidade e desumanização acabou se comprovando mais tarde na construção de uma sociedade extremamente desigual, principalmente do ponto de vista racial.

Afinal, mesmo depois da Lei Áurea, quando as pessoas escravizadas tiveram, enfim, a sua liberdade reconhecida, sofreram todo tipo de preconceito, exclusão e marginalização.

Justamente por isso o preconceito racial no Brasil tem origem numa colonização histórica que fez com que a sociedade brasileira tivesse uma mentalidade desumana em relação às pessoas de origem africana.

Ainda que se reconheça a profundidade da crueldade desse tipo de prática, é importante lembrar que no Brasil o racismo é crime. Ainda que a lei do racismo tenha sido aprovado apenas em 1989.

Essa lei caracteriza como crime racial a ofensa a dignidade de alguém com base em elementos referentes a a sua raça, cor, etnia, religião, idade ou deficiência.

Nessa hipótese de crime comprovada, pode-se ter como punição de 1 a 3 anos de reclusão. Porém, é interessante notar que embora o racismo seja uma prática deplorável ela só tenha sido punida por lei 3 décadas atrás.

Ao mesmo tempo, junto com uma lei de racismo, houve uma ampliação da lei de injúria, criando-se a terminologia jurídica de injúria racial. Sendo assim, o crime de injúria racial é aquele em que há uma injúria, ou seja, uma ofensa contra alguém, mas tendo como base a sua etnia. Dessa forma, o crime de injúria, quando acrescentado de uma base de preconceito racial aumenta a pena para quem cometer esse crime.

Djamila Ribeiro, filósofa brasileira autora de inúmeros livros, entre eles, Pequeno Manual Ant-racista
Djamila Ribeiro, filósofa brasileira autora de inúmeros livros, entre eles, Pequeno Manual Ant-racista

Agora que já entendemos inicialmente o termo racismo, devemos pensar em como fazer nossa redação. Uma coisa que os alunos se esquecem na hora de escrever é que o tema de redação nem sempre é absoluto.

O que é um recorte temático?

Provavelmente, se você está nesse artigo tentando pesquisar para fazer uma redação sobre racismo, talvez você tenha se esquecido de olhar o recorte que seu professor sugeriu na proposta de redação.

O recorte é o limite com o qual esse professor quer que você escreva sobre racismo. Afinal, alguém pode ter pedido para um aluno escrever uma redação sobre o racismo estético. Outro professor pode ter pedido para que os alunos escrevam uma redação argumentando a respeito do preconceito racial da mídia, enquanto outros profissionais podem ter pedido que os alunos escrevam a respeito da racialização nas adoções.

Todas essas redações falam sobre racismo, mas cada uma delas apresenta um recorte diferente. Assim, a gente precisa compreender qual é o recorte com que o tema de redação pede que a gente escreva sobre o tema racismo.

Pensando a redação

Após entendermos o recorte em questão, podemos começar a pensar na nossa redação. O primeiro ponto é que devemos começar o nosso texto apresentando o nosso tema como um problema. Nos meus cursos de redação não começamos a escrever redações completas enquanto os alunos não conseguem fazer essa primeira problematização, ou seja, o estudante precisa ter domínio completo da construção de uma problemática.

Se o tema fosse apenas racismo, poderíamos nos perguntar o porquê de esse tema acontecer no nosso país. Afinal, qual a origem desse fenômeno?

A partir de agora, vamos apresentar qual é o nosso ponto de vista sobre o racismo e quais são os argumentos que queremos usar para provar o nosso ponto de vista.

Então você pode, por exemplo, dizer que o racismo tem origem na nossa formação colonial. Esse ponto de vista seria uma excelente tese para sua redação. No entanto, você precisa apresentar quais são os encaminhamentos com os quais você pretende comprovar isso.

Lembre-se:  o mais importantes na redação não é o ponto de vista, mas a capacidade de comprovar que esse ponto de vista é verdadeiro.

Argumentar é comprovar

Como você comprovaria, por exemplo, que a nossa formação colonial é o responsável pela forma como até hoje a sociedade brasileira é racista? Você precisa apresentar já na sua introdução as ideias que você pretende desenvolver no parágrafo dois e no parágrafo três da sua redação para que o leitor saiba como você pretende encaminhar seu texto.

Há inúmeras ideias que você pode trabalhar nesses parágrafos e já ir apresentando na sua introdução.

Você pode fazer um parágrafo, por exemplo, tentando desenvolver a relação entre a escola racismo. Afinal, as nossas instituições de ensino, ao invés de combater o preconceito racial, muitas vezes, o reforçam, expressando claramente o preconceito contra crianças e adolescentes com fenótipo africano.

Do mesmo modo, você pode fazer um parágrafo falando a respeito de como nosso conjunto de mídias favorece essa ideia de preconceito racial. Afinal de contas, a nossa mídia ainda prioriza corpos brancos e a estética europeia.

Mas há outros parágrafos que você poderia desenvolver. Você poderia fazer um parágrafo sobre como os governantes não são dedicados a combater o preconceito racial existente na sociedade brasileira. Você pode, por exemplo, desenvolver argumentos a respeito de como há uma indiferença em relação a esse tipo de sofrimento.

No entanto, ainda que você tenha essas ideias, seria necessário que você compreendesse a melhor maneira de expor essas ideias nos parágrafos de desenvolvimento e justificá-las.

É exatamente por isso que nos nossos cursos de redação nós nos concentramos muito na estruturação dos parágrafos, pois mais importante que ter ideias sobre o tema é saber desenvolver essas ideias.

Eu realmente espero que essas dicas, de um modo geral, tenham ajudado você a organizar suas ideias para uma redação sobre o tema racismo.

Publicações Relacionadas

Estude redação com o professor Caetano Mondadori

Veja agora como funcionam nossos cursos presenciais em Goiânia e nossas mentorias individuais oferecidas para alunos de todo o país