Precisa de ajuda?
Área administrativa
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Redação Enem com 5 ideias de como usar De Repente 30

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

A redação do Enem sempre precisa de uma ajudinha quando o assunto é repertório, não é mesmo?

Mas muita gente pode ter medo de colocar filmes água com açúcar como repertório sociocultural na redação, mas esse receio não tem sentido. Você não precisa viver de obras super complexas do cinema para conseguir argumentar melhor.

Admiro muito os sucessos de bilheteria que atingem algum patamar pela complexidade do enredo, pela seriedade do tema, pela profundidade das reflexões e também filmes suecos em preto e branco que não fizeram quase nenhum bilheteria. Muitas dessas obras são essenciais e incomparáveis.

Mas também sou adepto dos filminhos que desestressam, que a gente vê só pra passar o tempo mesmo.

De Repente 30 se enquadra nessa categoria de filmes simples, mas eu arrisco te dizer que ele vale tanto a pena quanto vários títulos aclamados do cinema mundial. Sabe por quê? Porque esse é um filme que você só precisa ajustar às análises sociais corretas para conseguir usar na sua redação. Para quem não conhece esse clássico da Sessão da tarde, vou deixar o trailer aqui abaixo:


Depois desse trailer maravilhoso com gostinho de férias, estou eu aqui, te convidando a, maaais uma vez, deixar o preconceito de lado e expandir as possibilidades de repertório das suas redações. Abaixo, separei uma lista de tópicos que você pode usar para construir argumentos na sua próxima redação.

caetano mondadori redacao enem chamada
Clicando na imagem acima você pode estudar redação comigo e começar meu curso agora mesmo!

Aqui vai uma breve sinopse com o que eu lembrar, ok?

O filme conta a história de Jenna Rink. Ela não está feliz de ter 13 anos. Mas eu também não estaria, já que ela tem 13 anos no meio dos anos 80 e a moda daquela época era bem ruim. Sejamos sinceros.

O filme repete muitas das imagens comuns a todas as comédias românticas com adolescentes e, claro, Jenna é a garota impopular que se humilha para ser aceita pelos adolescentes bem relacionados de sua escola que, obviamente, a desprezam. O único amigo de Jenna é seu amigo Matt.

Tendando alcançar alguma popularidade, Jenna pensa ser uma boa ideia fazer uma festa de aniversário para convidar todos os colegas da escola.

O que seria o seu momento de estrelato em meio a todas as pessoas importantes do ensino médio, acaba se tornando um grande pesadelo. Jenna é trancada pelos próprios convidados em um armário e o que era para ser apenas uma brincadeira se torna humilhante quando os próprios amigos a esquecem lá dentro.

caetano mondadori redacao enem de repente 30 intro

É dentro desse armário que o filme se transforma em um conto de fadas moderno. Presa entre roupas velhas, Jenna faz um pedido para que seja adulta o mais rápido possível. No outro dia, ela acorda com 30 anos sendo interpretada pela atriz Jennifer Garner.

Grande parte do lado cômico do filme vem das situações inusitadas, criadas a partir da estranheza da personagem ao entender e se adaptar a sua nova condição física e emocional. É a partir desses conflitos que podemos extrair vários paralelos que podem ser usados em inúmeros temas de redação.

1. Romantização da vida adulta

caetano mondadori redacao enem de repente 30 intro 2

Quando adolescente, Jenna via nas revistas de sua época que, aos 30 anos, as mulheres atingiam o ápice da realização e felicidade em todas as áreas da vida. E isso era tudo o que ela precisava, afinal, ter 13 anos só lhe trazia problemas.

Quando atingiu a idade que sonhava, ela percebeu como a visão que tinha antes não passava de ingenuidade – a vida adulta é muito mais complicada do que parece e, na maioria das vezes, pessoas mais velhas não têm o controle de tudo à sua volta como parecem ter.

Você pode usar o choque de realidade vivido por Jenna em ‘De Repente 30’ para introduzir temas relacionados à dissimulação de uma vida perfeita, defendendo que essa idealização inatingível gera uma consequência traumática: pessoas com a concepção de que têm uma vida fracassada por estarem com uma determinada idade e colecionarem poucas conquistas que seriam supostas medidoras de sucesso.

2. Crise de identidade

caetano mondadori redacao enem de repente 30 intro 4

As primeiras horas vividas por Jenna tendo 30 anos foram assustadoras, por isso, o que ela queria mesmo era encontrar Matt e contar para ele tudo o que aconteceu. Foi aí que ela descobriu que eles não eram mais amigos e não se falavam há anos!

Seu ex-melhor amigo, então, relembra que Jenna havia se tornado a líder do grupo de meninas populares da escola, excluindo-o do seu convívio, já que ele não era um garoto visto como bonito, nem popular.

Essa situação do filme pode servir de exemplo em suas redações para ilustrar como, muitas vezes, indivíduos sacrificam a si mesmos apenas para serem aceitos por grupos específicos, enquanto rejeitam pessoas e amizades que eram importantes, mas que não se enquadram nesse mundo tão desejado: uma análise muito importante em diversos temas que discutem a fragilidade e a liquidez das relações interpessoais, assim como a imensa necessidade de sensação de pertencimento e aceitação das pessoas na sociedade.

3. Ética profissional

caetano mondadori redacao enem de repente 30 intro 5

Mesmo parecendo ter sucesso profissional como editora de sua revista de moda favorita (Poise), a Jenna adolescente não imaginava a que custo a Jenna adulta conquistou essa posição de destaque…

Ela fornecia informações confidenciais sobre os projetos do local onde trabalhava justamente para a principal revista concorrente, que roubava as ideias e boicotava a Poise. Muitos temas de redação costumam abordar a ética na sociedade contemporânea, e você pode citar as atitudes de Jenna como exemplo de corrupção no espaço de trabalho.

Além disso, também é possível, a partir do enredo de “De Repente 30”, argumentar sobre como o desejo por riquezas, bens materiais e status consegue se sobrepor aos valores morais e à ética.

4. Cobranças físicas

caetano mondadori redacao enem de repente 30 intro 6

Acordar com 30 anos foi um susto que maravilhou Jenna em vários aspectos, mas perceber que finalmente tinha os seios que sempre desejou com certeza foi a melhor surpresa para a personagem.

Já falamos algumas vezes, em nossos posts, sobre a padronização do corpo das mulheres, mas, acredite: nunca é demais. Nesse caso, trata-se de um assunto ainda mais sério, afinal, uma criança de 13 anos não deveria sofrer por não ter um corpo desenvolvido ou desejável.

Em redações com temas sobre o crescimento da sexualização ou da adultização infantil, as preocupações de Jenna pela urgência de ter seios fartos pode servir como um ótimo repertório ilustrativo, exemplificando como os padrões estéticos femininos atingem até as crianças e adolescentes.

5. A criança que você foi teria orgulho do adulto que você é?

caetano mondadori redacao enem de repente 30 intro 7

Médico, astronauta, veterinário, professor… Quando você era uma criancinha e te perguntavam o que gostaria de ser “quando crescer”, muito provavelmente as suas respostas incluíam apenas as profissões mais legais do mundo, na sua opinião.

Espero que ninguém tenha destruído seus sonhos profissionais, mas também espero que o seu eu adulto ainda tenha valores e princípios inegociáveis, mesmo se você tiver mudado de ideia sobre sua carreira e estudos.

A história de Jenna, ainda que cheia de flores e humor, pode ser usada por você, na sua vida, como referencial para seguir seus sonhos sem abrir mão da sua essência, sendo honesto, ético e sempre valorizando as pessoas que importam de verdade.

caetano mondadori redacao enem chamada
Clicando na imagem acima você pode estudar redação comigo e começar meu curso agora mesmo!
Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
MÃES E PAIS
Será que sua filha escreve bem? Conheça os 3 mitos sobre redação de meninas

Pensei bastante antes de escrever esse texto. Afinal, será que seria correto escrever um artigo sobre a redação de meninas em uma clara separação intelectual de gêneros? A verdade é que nos quase dez anos como fundador de uma escola especializada em redação, alguns fatos me fizeram observar que em torno de 80% dos nossos

Leia mais »
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?